Nossa equipe

Equipe do SAB

Irmãs: Elisabete, Lourdes, Romi,  Sebastiana e Zuleica
Colaboradores: Ana Maria, Cecilia, Edilene, Edinaldo, Izabela, Maryanne e Onofra

Conheça a equipe de assessores do SAB

Antonio Geraldo Cantarela

Natural de Cachoeira de Itapemirim (ES). Graduado em: Filosofia pela Faculdade Dom Bosco; Teologia e Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestre em Letras pela PUC-MG. Atualmente é Professor no Instituto Santo Tomás de Aquino, Instituto Santo Inácio (FAJE – ISI), PUC-MG e assessor no Serviço de Animação Bíblica – SAB.

Aila Pinheiro de Andrade

Nasceu em Castelo (PI). Professora no curso de Teologia da Faculdade Católica do Ceará. Integrante do grupo de religiosas do Instituto Nova Jerusalém. Formou-se em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e alcançou o doutorado em Teologia estudando entre Espanha, Israel e Belo Horizonte (FAJE).

Ir. Elisabete Corazza

Natural de Alto Alegre – RS. Pertence a congregação Filhas de São Paulo (Paulinas). Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e em Teologia pela Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia (FAJE); Mestrado em Teologia (FAJE/ Belo Horizonte – MG). Desde 2006 colabora no Serviço de Animação Bíblica (SAB) e em julho de 2011 assumiu a direção do SAB/Paulinas.

Geraldo Dondici Vieira

Natural de Lima Duarte (MG). Bacharel em Filosofia pela UFJF e Teologia pelo Instituto Teológico Santo Antônio de Juiz de Fora (MG). Mestre em Exegese Bíblica no Instituto Bíblico de Roma e Doutor em Teologia Bíblica na FAJE (MG). Assessor no Serviço de Animação Bíblica – SAB.

Gilvander Luís Moreira

Nasceu no sítio Pindaíba, no pequeno município de Rio Paranaíba (MG). É presbítero carmelita e fez seus estudos de mestrado em Exegese Bíblica no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália). É professor de exegese do evangelho de Lucas no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte, e nos seminários teológicos de Diamantina e Caratinga (MG); é ainda assessor bíblico do Serviço de Animação Bíblica (SAB), do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/MG), das Comunidades Eclesiais de Base (CEB/MG).

Ivoni Richter Reimer

Natural de Palmitos (SC). Cursou a Faculdade de Teologia da Igreja de Confissão Luterana, em São Leopoldo-RS. Após os estudos de aprofundamento em Teologia, na Alemanha, defendeu sua tese em novembro de 1990, na área do Novo Testamento. É pastora na Igreja Luterana do Rio de Janeiro; dá aulas no curso intensivo de Teologia; assessora diversos seminários e cursos de Bíblia, também pelo CEBI nacional.

Jacil Rodrigues de Brito

Fez os seus estudos de especialização em Bíblia, no Instituto Católico de Paris, no Instituto Teodoro Ratisbonne e na Universidade Hebraica de Jerusalém. Em Belo Horizonte, atua como professor de Bíblia nos cursos de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no Instituto Santo Tomás de Aquino, no Instituto Santo Inácio, no Seminário Maior de Mariana. É assessor bíblico no Serviço de Animação Bíblica (SAB).

Jacir Freitas de Faria

Sacerdote franciscano, é mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (PIB) de Roma. Atualmente vive em Belo Horizonte, onde leciona Exegese Bíblica e Hermenêutica de Textos Antigos, no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA). Preside o Conselho de Administração Superior do ISTA, presta assessoria à leitura popular no Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), no Serviço de Animação Bíblica (SAB) e no Centro Ecumênico de Formação e Espiritualidade (CEFESP).

José Raimundo Oliva

Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, teólogo pela Escola Dominicana de Teologia de São Paulo, licenciado em Filosofia, Psicologia e Sociologia pela Universidade Católica de Pernambuco. Integra um grupo de formação extensiva do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) de Pernambuco, exercendo assessoria em comunidades e grupos.

Marco Antonio Tourinho Furtado

Natural de Macaé (RJ). Doutor e mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP, professor da Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Membro do Movimento Bíblico Nova Jerusalém e assessor do Serviço de Animação Bíblica – SAB.

Maria Aparecida Duque

Nasceu em Córregos (MG). É graduada em Pedagogia (UEMG), Psicologia (PUC-MG) com especialização em psicologia educacional, social e clínica. Também é pós-graduada em Psicopedagogia (CEPEMG) e em Metodologia do Ensino Superior (Newton Paiva). Fez o Curso “Bíblia em Comunidade”, pelo Serviço de Animação Bíblica (SAB). É assessora e voluntária do SAB. Coordenou e atualmente é professora voluntária do Pré-Universitário alternativo e comunitário “Padre Sebastião Teixeira – SDB” da Inspetoria São João Bosco – Belo Horizonte – MG.

Maria do Carmo Valente Duarte Ferreira

Natural de Belo Horizonte (MG). Psicóloga Clínica pela PUC-MG, especializada em Relação de Ajuda; Pós-graduada em Psicologia Clínica e Psicologia Organizacional PUC-MG; Pós-graduada em Sexualidade Humana FUMEC-MG; Especializada em Inteligência Emocional e PNL (Programa NeuroLingüística) e Consultora de Recursos Humanos. Assessora do Serviço de Animação Bíblica – SAB

Marília Augusta Ribeiro

Nasceu em Governador Valadares (MG). Graduada em Geografia. Também é integrante do Grupo Xemá (grupo responsável de preparar os fascículos do mês da Bíblia), cooperadora paulina e assessora e voluntária do SAB.

Pascal Jean André Rouger Peuzé

Nasceu em Nozay, França. Especializou-se em língua, civilização e literatura alemãs (Université de Nantes), e no Ensino do Francês para Estrangeiros (Université de Rouen). Consagrou-se depois ao estudo do hebraico (bíblico, mishnaico, moderno) e da literatura rabínica (Jerusalém: Universidade Hebraica, Centro Ratisbonne, Instituto Shalom Hartman, Instituto Católico de Paris). Ensina neste campo, levando as pessoas à riqueza das fontes judaicas, essenciais para o próprio mundo cristão.

Paulo Sérgio Soares

Mestre em exegese bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico (PIB) de Roma. Presta assessoria bíblica na equipe de formação do Projeto Construir Esperança da Arquidiocese de Belo Horizonte. Participa do grupo de reflexão do Serviço de Animação Bíblica, Shemá, e do Projeto Bíblia em Comunidade. Escreve, ainda, para jornais e revistas.

Ir. Romi Auth

Nasceu em Salto, Santo Cristo (RS). Religiosa da Congregação das Filhas de São Paulo (Paulinas). Bacharel em Filosofia e Teologia. Fez o mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália. É autora de livros de teor teológico e bíblico da Paulinas Editora. É coordenadora do Projeto “Bíblia m Comunidade” e assessora do Serviço de Animação Bíblica – SAB. Membro da sociedade de Teologia e Estudos da Religião (SOTER) da Associação de Biblistas do Brasil (ABIB).

Valmor da Silva

Nasceu em Laurentino (SC), em 13 de novembro de 1951. Realizou os estudos de Filosofia e Teologia em Ponta Grossa (PR). Fez mestrado em Teologia e Exegese Bíblica em Roma, na Itália. Concluiu seu doutorado em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor no Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Goiás.

Ir. Vera Ivanise Bombonatto

Pertence à Congregação das Irmãs Paulinas. É doutora em Teologia Dogmática, professora de cristologia, responsável pela área de teologia e membro do Conselho Editorial da Paulinas; participa da equipe de Reflexão Teológica da Conferência dos Religiosos do Brasil. É membro da Sociedade de Teologia e Estudos da Religião (Soter).

Zuleica Aparecida Silvano

Natural de Guarulhos (SP). Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bacharelado em Teologia pelo Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte e Mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontíficio Instituto Bíblico de Roma. Doutoranda pela FAJE. Atualmente é assessora do Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas) em Belo Horizonte.