Introdução à análise poética de textos bíblicos

Introdução à análise poética de textos bíblicos

Bíblia como literatura – vol.05
Código: 525715
Coleção: Bíblia em comunidade – série Bíblia como literatura nº 4

Zuleica Aparecida Silvano

Sinopse
A obra Introdução à análise poética de textos bíblicos compõe-se de duas partes. A primeira apresenta uma terminologia própria sobre a definição do que é poesia, poema ou prosa poética, a sonoridade dos versos, os diversos estilos, as formas fixas e gêneros literários dos salmos. É uma parte muito importante e necessária, que nos levará a conhecer a linguagem e a estrutura de um texto poético, para melhor apreciá-lo.

A segunda parte traz uma análise de textos poéticos do Primeiro e Segundo Testamentos: particularmente de Jr 12,7-12, por ser considerado uma prosa poética. O Sl 96 é examinado literariamente, sendo apresentando como modelo para a análise dos salmos da Bíblia hebraica. São analisados também dois textos do Cântico dos Cânticos (Ct 4,1-7 e 5,9-16), tendo como motivo as características próprias do texto. Abordam-se, ainda, duas perícopes poéticas do Segundo Testamento: o Canto de Maria (Lc 1,46b-55) e o chamado “Hino ao Amor” (1Cor 12,31b-13,13) de Paulo, o apóstolo, cantados em tantas melodias e em diferentes contextos.

Esta obra, portanto, auxiliará os leitores e estudiosos da Bíblia a reconhecer as diversas formas e gêneros literários que cada leitura pede: uma compreensão e interpretação adequada às características literárias do texto.

Descrição
ISBN: 9788535637625
Páginas: 256
Edição: 1
Idioma: PORTUGUES
Formato: (13,5 x 20,0)